Cárie em bebês
Seu bebê está com cárie? Veja como proceder.
Por mais estranho que esse tema pode ser, é, infelizmente, muito comum. Quando falamos em bebês, é isso mesmo, não ache que você leu errado ou algo do tipo, são bebês mesmo!
Além de ser comum e frequente nos consultórios odontológicos, essas cáries são altamente progressivas, rápidas e devastadoras.
Toda cárie tem um início e é multifatorial. É a somatória de fatores: tempo, microbiota, alimentação e higiene inadequada. Começa com manchinha branca, que chamamos de desmineralização, e evolui para as cavidades, que são os “buracos”, os quais tem início na camada mais superficial do dente, no esmalte, e evoluem até a camada mais profunda, denominada de polpa dentária.
Existem várias formas e possibilidades de tratamento: desde o acompanhamento, aplicação tópica de flúor, mínima intervenção (que são tratamentos com objetivo de manter o máximo de estrutura dentária, de forma menos invasiva), tratamento convencional (as restaurações), coroas protéticas (substituição do dente por material sintético) ou reabilitação parcial ou total (substituição de muitos ou todos os dentes por material sintético); a depender do estágio que essa cárie for detectada pelo profissional competente.
Entretanto, um dos grandes motivos dessa situação é o choro que os bebês fazem na hora da escovação; principalmente ao escovar os dentes superiores (“de cima”), e então os pais optam por encerrar a escovação, sem executá-la adequadamente, sendo o grande início para a instalação da doença cárie.
Por isso, recomendo e reforço:
1) Escove os dentes do seu bebê mesmo se ele estiver chorando (aproveite o momento da troca de fralda, enquanto o bebê está deitado, para fazer a escovação).
2) Atenção ao aleitamento e alimentação, evitar alimentos ricos em açúcar.
3) Tenha um Odontopediatra para chamar de seu, para que juntos acompanhem e estabeleçam a saúde bucal, preferencialmente que a primeira consulta seja antes ou tão logo surjam os primeiros dentinhos.
Combinado?
Beijinhos!
Dra Thelma Parada
CROSP 74771
@dentistadecrianca

Foto de Arquivo pessoal da Dra. Thelma Parada
Blog Malvatrikids








