Tenho que escovar os dentes dos meus filhos? Até quando?
Eu até imagino o que vocês, queridos leitores, estejam pensando nesse momento, algo do tipo: “mais uma função”, “não dou conta”, “preciso de ajuda”. Entretanto, temos como objetivo e missão divulgar o máximo de informações e conteúdo para promover a saúde bucal de nossas crianças, então espero você até o final desse texto, está bem?
Sobre os dentes, se acumulam bactérias em formas de placas, essas, com o tempo e deficiência da escovação, tornam-se cada vez mais espessas, isso em todas as faces dos dentes (na frente, atrás, dos lados...) e iniciam o processo da formação da cárie através da desmineralização do esmalte dentário.
Então, de uma forma muito simplista sabemos que se não tiver a placa bacteriana é um bom sinal. Diria até: excelente situação para prevenir a cárie. Vou te contar que a maior parte dessa placa é removida mecanicamente, diariamente, com os movimentos durante a utilização da escova e do fio dental em todas as faces dos dentes.
Isso mesmo: a correta escovação e fio dental removem a maior parte da placa bacteriana, e assim, a prevenção da cárie.
É nesse momento que precisamos avaliar: a criança, quanto menor idade, menos desenvolvida é a coordenação motora para escovar e passar fio dental. Isso significa que eles até conseguem fazer, porém do jeito deles, com as limitações esperadas para a idade e insuficiente para proteger os dentes das bactérias.
Ajudá-los significa, escovar os dentes para eles até que eles possuam coordenação motora suficiente para escovar e passar o fio dental adequadamente em todas as faces dos dentes; que é correlato à época em que a escrita sobre a folha de papel se firma e torna-se simples e fácil, por volta dos 10 anos de idade.
Beijinhos!
Dra Thelma Parada
CROSP 74771
@dentistadecrianca
Blog Malvatrikids








