O que é a fase do “Patinho feio”?
Já ouviu esse termo?
Sejam bem-vindos à “fase do Patinho feio”, época da dentição mista. Ou seja, há tanto dente de leite, quanto permanente e, muitas vezes, apenas o espaço, o “vão” que será ocupado por um dente novo.
É a época essa em que o sorriso é desarmonioso, assimétrico, devido a diferença de tamanho e cor dos dentes de leite e permanente.
Comum a todas as crianças, claro que algumas com maior intensidade que em outras. Veja bem, a troca de dentição é um momento muito aguardado pelas crianças e seus pais, há a novidade, há a magia, há a fada...e a moeda da fada.
Então, vamos entender como funciona?
A dentição decídua (de leite) possui 20 dentinhos. A troca, normalmente, inicia-se aos 6 anos de idade, pelos dentes anteriores inferiores e se estende até, aproximadamente, os 13 anos!
Legal também lembrarmos, que os 6 anos não é uma regra, o fator genético influencia muito nessa fase, que pode ser tardia ou iniciar muito cedo. Cada criança é única!
Essa fase do “patinho feio” pode estar agravada se tiver associada a problemas de má oclusão, e ser indicado, pelo profissional, o uso de aparelhos para realizar a correção das arcadas dentárias.
Então não se assuste, se ouvir: “seu filho precisa de aparelho”!
O dentista, não estará com foco no alinhamento dos dentes, por isso, não precisa esperar trocar todos para iniciar o tratamento, mas, com foco, principalmente na correção dos ossos: Maxila e Mandíbula, que tem resultados mais favoráveis quando ajustada durante o crescimento da criança.
E então, o “patinho feio”, após a troca de todos os dentes e correção da oclusão, terá se tornado um “lindo patinho”.
Beijinhos nos patinhos!
Dra Thelma Parada
CROSP 74771
@dentistadecrianca
Blog Malvatrikids








