Teste da linguinha. O que é isso?
Teste da linguinha. Já ouviu falar?
O teste da linguinha é um exame padronizado feito em bebês recém- nascidos, em todos os Hospitais e Maternidades do Brasil, segundo a Lei nº 13.002/2014, com o objetivo de diagnosticar e avaliar o frênulo da língua. História clínica, exame anatomofuncional, avaliação de sucção nutritiva e não nutritiva, também são informações necessárias para aplicar o Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual. Quando necessária, a triagem neonatal é simples, indolor e consiste em avaliação anatomofuncional, em que levantará a língua do bebê para então, avaliar o frênulo. Também pode ser avaliado no momento da amamentação ou do choro.
Esse freio trata-se de uma estrutura anatômica, uma membrana, na região inferior da língua responsável pelo que conhecemos, muitas vezes, de “língua presa”.
Quando presente e com inserção que limita a movimentação da língua, pode ser o grande responsável pela não amamentação, não ganho de peso nas semanas pós nascimento, lesão nas mamas, relação e vínculo entre mamãe e bebê, comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
Dependendo da avaliação e do diagnóstico, a ser realizado por Fonoaudiólogos, Odontopediatras ou Pediatras; poderá ser indicado tratamento cirúrgico para aliviar a inserção desse freio, a qual deve ser realizada o mais breve possível.
Logo, se o seu bebê não estiver conseguindo fazer a pega correta, lesão nas mamas, dificuldade de deglutir, dificuldade de ganhar peso, entre outras, recomendo que façam o teste da linguinha e o tratamento, se assim for recomendado.
Eu apoio e recomendo a amamentação exclusiva!

Foto de Arquivo pessoal Dra Thelma Parada
Dra Thelma Parada
CROSP 74771
@dentistadecrianca
Bibiliografia Recomendada:
MARTINELLI, Roberta L.C. et al. Protocolo de avaliação do frênulo lingual para bebês: relação entre aspectos anatômicos e funcionais. Rev. CEFAC. Vol.15, n.3. 599-610, 2013
Blog Malvatrikids








