Antibiótico estraga os dentes? Por quê?
Me arrisco a afirmar que esse é um dos maiores MITOS que atingem a odontologia e os dentes. E, pretendo, desmistificar para vocês até o final do texto, pode ser?
Veja bem, quando se trata de crianças, vocês já repararam que os medicamentos são líquidos, pois comprimidos e cápsulas tornaria a ingestão mais difícil para os pequenos, certo? Pois bem, para o medicamento líquido ser melhor aceito, é importante que tenha um sabor agradável, ou digamos, menos desagradável, e para isso, o que tem na fórmula química?
AÇÚCAR!!!
Isso mesmo, que torna o medicamento mais doce e mais aprovado pelos pequeninos. O que você pode notar não apenas nos antibióticos, mas também nos medicamentos infantis. Já observou como a tampa do vasilhame fica melecada e com cristais?
Some a isso o fato da criança estar indisposta, com febre, com dor, sem se alimentar corretamente, desconfortável, com sono; e seus pais cansados, preocupados, sem dormir. Muitos, nesses dias, realmente não escovam os dentes das crianças.
Pronto receita pronta: açúcar + falta de escovação = início de cárie, que se não for tratada ao primeiro sinal, a evolução se torna rápida, devastadora, avassaladora, dolorida e de difícil tratamento.
Perceberam que o problema não é do antibiótico em si, mas de todos os medicamentos infantis açucarados e em que os dentes não são higienizados adequadamente? Portanto, nesses dias, caprichar ainda mais na escovação mesmo com choro e apesar do choro, ok?
Beijinhos com muita escovação
Profa Dra Thelma Parada
CROSP 74771
@dentistadecrianca
Blog Malvatrikids









